twitter instagram facebook youtube linkedin
English Spanish

Diosmar Filho

Coord./Pesquisador

Geógrafo, Doutorando no PÓSGEO na Universidade Federal Fluminense. Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador Associado a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Foi professor e coordenador acadêmico da Especialização Lato Sensu Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais e da Especialização Lato Sensu Direitos Humanos e Contemporaneidade – UFBA/UAB/CAPES. Tem vínculo CNPq com o Grupo de Pesquisa – Historicidade do Estado, Direito e Direitos Humanos (GPhEDDH-UFBA). Exerceu entre 2007 e 2015, cargos públicos de assessor e coordenador para povos e comunidades tradicionais no Governo do Estado da Bahia, nas áreas de gestão das águas, desenvolvimento social e promoção da igualdade racial. Foi consultor nacional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para a regulamentação da Consulta Prévia da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Áreas de conhecimento: Geopolítica, Território, Desigualdade Racial, Território Quilombola, Política Pública, Cooperação Sul-Sul e Mapeamento Territorial.


Andrêa Ferreira

Pesquisadora

Doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestra em Nutrição, Alimentos e Saúde e Nutricionista pela Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia. Experiência em pesquisas relacionadas ao envelhecimento, Zika vírus e saúde infantil. Ex-assessora técnica do Programa Nacional de Alimentação do Escolar pelo CECANE (Bahia).

Lattes
LinkedIn
Twitter

 


Emanuelle Góes

Pesquisadora

Atualmente é pesquisadora Pós-Doc (CIDACS/Fiocruz/Bahia) realizando estudos com Big Data (grandes bancos de dados), Fellow do Ubuntu Center on Racism, Global Movements & Population Health Equity (Drexel University Dornsife School of Public Health/EUA). Doutora em Saúde Pública com concentração em Epidemiologia (ISC/UFBA) defendendo a tese sobre Racismo e Aborto. Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia na Linha de Pesquisa Mulher, Gênero e Saúde. Integrante do GT Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva/ABRASCO. Pesquisadora Associada do Coletivo Angela Davis (UFRB). Pesquisadora do Programa de Estudos em Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Curso de Vida e Envelhecimento – Elsa/Brasil (ISC/UFBA).

Lattes
Site
Blog
LinkedIn


Juliana Dias

Coord. Comunicação

Jornalista formada pelo Centro Universitário Social da Bahia (UNISBA). Atua como comunicadora social desde 2007. Entre as experiências, destacam-se a atuação como coordenadora de projetos comunitários no Instituto Mídia Étnica, como repórter nos jornais Ìrohìn e A Tarde, e prestando assessoria de imprensa para órgãos públicos e privados, além do desempenho como analista de redes sociais. A trajetória profissional lhe rendeu dois prêmios de jornalismo pelo Banco do Nordeste em 2010. Como pesquisadora, se dedica ao estudo de identidades culturais, comunicação e negritude, com participação na linha de pesquisa em “Processos de subjetivação, raça, gênero e sexualidade”, do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Cultura e Sexualidade (NUCUS) e no curso de mestrado em Comunicação e Direitos Humanos da Universidade Nacional de La Plata (UNLP). Atualmente, integra a equipe da Rádio Educadora FM como produtora e pesquisadora musical do programa Especial das Seis.

Lattes
Site

 


Claudia Góes

Assist. Pesquisa

Historiadora. Pedagoga. Psicopedagoga. Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena – FAAC, Educação, Pobreza e Desigualdade Social UFBA e Direitos Humanos na Escola FACIBA. Atualmente cursa o Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Lattes


Terezinha De Jesus

Pesquisadora

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Pará, mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz, doutoranda do Programa de Ciências Farmacêuticas – UFRJ, membra do Instituto de Mulheres Negras do Amapá – IMENA, pesquisadora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) da área de plantas medicinais, etnofarmacologia, tecnologia farmacêutica de fitoterápicos, controle de qualidade de matéria-prima vegetal e saúde pública, orientando esses conhecimentos ao desenvolvimento socioeconômico de comunidades tradicionais, onde vem coordenado projetos nessas áreas em parceria com organizações da sociedade civil, especialmente as do gênero feminino. Consultoria especializada na implantação e gestão de Programas/Serviços de Fitoterapia em Unidades Públicas de Saúde, Certificações Orgânicas e Fair For Life e beneficiamentos de óleos
vegetais de espécies amazônicas para o desenvolvimento comunitário.


Paulo Jorge Vianna

Assist. de Pesquisa

Sanitarista de formação, bacharel em Saúde Coletiva pela UFBA, com experiência de atuação em pesquisas na área de Epidemiologia Social, Doenças Infecciosas e Saúde da População Negra. Ativista social em HIV/Aids pelo GAPA-BA como Agente Multiplicador da Prevenção Combinada.

 


Cristina Lopes

Gestora Social

Cientista Social, Mestranda em Desenvolvimento Regional Sustentável na Universidade Federal do Cariri. Especialista em História da África e do Negro no Brasil pelo Centro de Estudos Afro-Asiáticos da Universidade Candido Mendes.

Lattes


Rejane Glauce

Assist. Administrativa

Contabilista. Atuação por 30 anos como Administradora de Escritório e Finanças. Experiência em processos administrativos e prestação de contas de projetos sociais em organizações como OXFAM GB e Baobá – Fundo pra Equidade Racial.


Geórgia Nunes

Designer

Baiana, empreendedora social especialista em Design Estratégico e Docência. Atuante há mais de 10 anos na área, desenhando interfaces e interações responsivas para web.

Site


Ellen Monielle

Assist. de Pesquisa
Ellen Monielle é graduada em Relações internacionais pela Universidade Potiguar e mestranda em Gestão Pública e Cooperação Internacional pela Universidade Federal da Paraíba. Desde cedo, focou seus estudos em pautas ecológicas, alimentares e amazônicas, sendo seu tema do mestrado relacionado à diplomacia indígena, mudanças climáticas e COPs.

Ananda Ridart

Comunicadora

Jornalista e Cientista Política. Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará (PPGCP/UFPA). Integrou o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD-Amazônia) participando de estudos e pesquisas sobre políticas públicas e estudos legislativos. Atuou como discente/pesquisadora visitante no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCP/UFMG). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo (FEAPA). Pesquisa e retém interesse em Ciência Política e Sociologia, especificamente em: Estudos Legislativos, Comportamento Político, Instituições Políticas, Políticas Públicas, Gênero, Amazônia, Desenvolvimento Sustentável, Políticas Ambientais, Comunicação Política e Estudos Latino-Americanos.

Lattes

Instagram

Twitter