twitter instagram facebook youtube linkedin
English Spanish

Pesquisadora da Iyaleta, Dra. Emanuelle Góes é Fellow Inaugural do Centro Ubuntu sobre Racismo, Movimentos Globais e Equidade na Saúde da População

A Iyaleta – Pesquisa, Ciência e Humanidades tem a alegria de comunicar que uma de suas pesquisadoras a Dra. Emanuelle Góes é a Fellow Inaugural do Centro Ubuntu sobre Racismo, Movimentos Globais e Equidade na Saúde da População (The Ubuntu Center). O anúncio reforça ainda mais o comprometimento da equipe Iyaleta e do projeto Amazônia Legal Urbana para o enfrentamento das violências e para a incidência global.  “A Ubuntu Center nos oferece janelas de oportunidade para o enfrentamento ao racismo na saúde global por meio de ações descolonizadas conectando pesquisadores e movimentos sociais”, afirma a pesquisadora que tem larga experiência na área de desigualdades raciais no acesso aos serviços de Saúde, Direitos Reprodutivos, Racismo e Saúde e Informação em Saúde.

Além de pesquisadora da Iyaleta, Emanuelle Góes é pesquisadora Pós-Doc (CIDACS/Fiocruz/Bahia), doutora em Saúde Pública com concentração em Epidemiologia (ISC/UFBA) defendendo a tese sobre Racismo e Aborto. Realizou Estágio Sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Universidade do Porto). Tem mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e atua como pesquisadora Associada do MUSA – Programa de Estudos em Gênero e Saúde (ISC/UFBA) e  pesquisadora do Programa de Estudos em Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Curso de Vida e Envelhecimento – Elsa/Brasil (ISC/UFBA). Sua graduação é em Enfermagem (UCSAL) e é integrante do Grupo Temático Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva/Abrasco.