twitter instagram facebook youtube linkedin
Português Brasil Spanish

IYALETA participa da Conferência sobre Mudanças Climáticas em Bonn, na Alemanha

A Conferência reúne negociadores dos países membros da Convenção de Clima das Nações Unidas (UNFCCC) e é preparativa da COP 27, que acontecerá no Egito, em novembro.

 

Dentre as organizações brasileiras observadoras para as Sessões da SB 56 da tradicional Conferência sobre Mudanças Climáticas em Bonn (Alemanha), está a Associação de Pesquisa Iyaleta – Pesquisa, Ciências e Humanidades, responsável pelo projeto “Amazônia Legal Urbana – análises socioespaciais de mudanças climáticas”, pesquisa sobre as desigualdades no ordenamento urbano das nove capitais da Amazônia Legal, com o apoio institucional do Instituto Clima e Sociedade (iCS). Neste ano a Conferência tem como objetivo a preparação da Conferência das Partes – COP27, que vai acontecer no Egito, em novembro.

Representada pela pesquisadora e epidemiologista Andrêa Ferreira e pelo pesquisador e geógrafo Diosmar Filho, a Iyaleta é a única organização com sede na região Nordeste do Brasil, participando das Sessões da SB 56 no período de 09 a 16 de junho de 2022. A equipe acompanhará as sessões técnicas, contribuindo com toda discussão que envolve o Acordo de Paris e a estratégia de pensar as ações em torno da adaptação e mitigação, e o financiamento para políticas públicas para países em desenvolvimento e para países em que a população está em situação de pobreza.

“Estamos levando para Bonn o que a Iyaleta vem desenvolvendo enquanto pesquisa na Amazônia Legal Urbana: desigualdades e mudanças climáticas”, destaca Andrêa Ferreira. De acordo a pesquisadora, um dos grandes pontos sobre esse debate tem a ver com as condições de vida da população nas cidades que já estão vivendo os impactos da mudança do clima na ALU.

Diosmar Filho e Andrêa Ferreira já estão na cidade de Bonn, na Alemanha

Pra gente, enquanto Iyaleta, vai ser um momento importante participar das sessões técnicas que vão discutir a adaptação e mitigação, assim como ampliar a atenção sobre nossos estudos sobre desigualdades e mudanças climáticas, que destacam o cenário de perdas, danos e riscos que as populações nas áreas urbanas já estão vivendo decorrente das mudanças climáticas na Amazônia Legal, mas também aquilo que já está desenhado pra várias cidades no Nordeste Brasileiro”, salienta Diosmar Filho.

Um dos marcos dos estudos da Iyaleta é o ordenamento territorial. O projeto Amazônia Legal Urbana, da qual a associação de pesquisa Iyaleta é responsável, lançou uma série de estudos sobre desigualdades e mudanças climáticas em sete capitais, são elas: Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), São Luís (MA), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR) e Cuiabá (MT). Ainda neste ano de 2022, a associação de pesquisa lança análises sobre Palmas (TO) e Porto Velho (RO).

Acompanhe as redes sociais da Iyaleta – Pesquisa, Ciências e Humanidades e fique por dentro dos debates que estão ocorrendo na rodada de negociações da Conferência sobre Mudanças Climáticas em Bonn.