twitter instagram facebook youtube linkedin
Português Brasil English

Pesquisa do projeto Amazônia Legal Urbana aponta dados alarmantes de desigualdade racial e social no Amapá

O projeto Amazônia Legal Urbana, que está mapeando a desigualdade social e racial através de análises socioespaciais das mudanças climáticas, vai divulgar  dados alarmantes sobre a capital do Amapá.

No Macapá, onde está concentrado o maior número de comunidades quilombolas reconhecidas numa capital no Brasil (24), mulheres indígenas são as que têm menos acesso ao esgoto sanitário e ao abastecimento de água, seguidas pelas pretas e pardas.

O estudo mostra que “as vulnerabilidades das mulheres são agravadas por construções sociais e culturais que estratificam e são fundantes de várias sociedades, como sexismo-racismo-classismo” Trata-se de uma  tríade de opressão que marginaliza as mulheres para espaços vazios de direitos básicos e humanos, em particular às mulheres historicamente violadas, a exemplo das mulheres indígenas e negras.

A iniciativa, que tem apoio institucional do Instituto Clima e Sociedade, revela as dimensões das mudanças climáticas no ordenamento das cidades da Amazônia Legal diante das condições de vida da população e tem como objetivo contribuir para a revisão ou elaboração de planos diretores urbanos com base nas desigualdades étnicas, raciais, sociais e de gênero.

Estes e outros dados serão lançados no webnário “Ordenamento territorial, subnormalidade e desigualdades em tempos de mudanças climáticas: uma análise socioespacial de Macapá”, amanhã, às 10h, no YouTube do ICS.

O estudo conclui que “o plano diretor instituído (no Macapá) precisará de ampla revisão com atenção às desigualdades para poder instituir uma atualização com políticas de enfrentamento à crise climática. A situação torna-se ainda mais grave com a atual vulnerabilidade em que vive a população macapaense quanto ao acesso à energia elétrica e com o sistema de saúde pública em colapso com a pandemia da Covid-19.

 

[Fonte: Blog Ancelmo – O Globo]