twitter instagram facebook youtube linkedin
English Spanish

Iyaleta lança Sumário Estratégias para Planos Nacionais de Adaptação: um caso Brasil na COP27

A IYALETA – Pesquisa, Ciências e Humanidades lançou o Sumário “Estratégias Para Planos Nacionais de Adaptação: um caso do Brasil” Caderno Iyaleta (versão português e inglês), na 27ª Conferência do Clima das
Nações Unidas (COP27) em Sharm el-Sheikh, no Egito. O material reúne estratégias para planos nacionais de adaptação para as cidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

O Sumário é uma contribuição para um ciclo de descarbonização no século XXI e para efetividade das metas de contribuições nacionais determinadas – NDC’s e ações de financiamento da adaptação e perdas e danos, no reconhecimento das dimensões das mudanças do clima no ordenamento territorial desigual dessas cidades. As análises da publicação são necessárias na implementação da adaptação e urgente revisão pelo Estado Brasileiro do Plano Nacional de Adaptação do Clima (2016), instrumento da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC).

Para a Iyaleta, os estudos sobre as desigualdades urbanas são fundamentais para reconhecer a realidade do país em interdependência com o Sul Global na efetividade da adaptação, redução do aquecimento em 1,5°C e da eliminação de todas as formas de desigualdades. A publicação (versão inglês e português) já está disponível para download na seçaõ “Publicações – Cadernos” e também no site da Iyaleta.