twitter instagram facebook youtube linkedin
Português Brasil Spanish

Iyaleta abre chamada pública para seleção de Comunicadora

IYALETA – PESQUISA, CIÊNCIA E HUMANIDADES é uma confluência de pesquisadoras especialistas responsáveis pela produção de análises socioespaciais sobre desigualdades raciais, de gênero e sociais, a partir das dimensões, impactos e efeitos das mudanças climáticas. Em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS) estamos desde 2020, realizando o Projeto Amazônia Legal Urbana – Análises Socioespaciais de Mudanças Climáticas – ALU – Ano 2.

O ALU – Ano 2 busca contribuir com processos de revisão e/ou elaboração dos Planos Diretor das capitais da Amazonia Legal em atenção às políticas de adaptação e mitigação, para redução dos efeitos e impactos das mudanças do clima, em face da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os estudos se concentram no urbano dos municípios diante da demografia do território da Amazônia Legal, que são os espaços impactados pelas ocupações insalubres, sem rendimentos, com saneamento básico precário, insegurança alimentar e vulneráveis aos eventos climáticos extremos. Essa é a base de análise diante da crise climática que avança em território nacional.

Nesse sentido, as pesquisas têm sistematizado, analisado e produzido dados e mapas das cidades de Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), São Luís (MA), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Palmas (TO) e Porto Velho (RO), contextualizando os impactos do ordenamento territorial urbano marcado pelas segregações populacional e territorial, como desafio público na promoção de políticas que alcancem na Agenda Global do Clima e combata às desigualdades raciais, étnicas e de gênero.

A seleção de uma comunicadora objetiva fortalecer as ações institucionais da IYALETA e ampliar a comunicabilidade das pesquisas realizadas no âmbito do Projeto Amazônia Legal Urbana com o site e as redes sociais. A pessoa selecionada integrará a equipe da confluência de pesquisadoras com atividades remotas ou presencial (caso necessário, será previamente planejado e atenderá as normas sanitárias vigentes), mantendo o dinamismo da comunicação conforme as pesquisas e atividades organizadas pela Coordenação de Comunicação IYALETA.

Assim sendo, estamos à procura de uma Comunicadora Iyaleta. Encorajamos fortemente a candidatura de pessoas Negras, Indígenas e LGBTQI+, que tenham residência em um dos 09 (nove) Estados da Amazônia Legal.

 

Confira o edital completo

 

Prazo para inscrições: até às 23h59 de 21 de janeiro de 2022.