twitter instagram facebook youtube linkedin
Português Brasil English

Projeto Amazônia Legal Urbana participa da Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC)

No próximo dia 28 de setembro, das 9h30 às 10h50, Diosmar Filho (coordenador do projeto Amazônia Legal Urbana e pesquisador do Iyaleta – Pesquisa, Ciência e Humanidades) participa da Conferência Brasileira de Mudança do Clima, através do Painel “Sociedade e Desigualdades na Amazônia em Tempos de Mudanças Climáticas”, ao lado de Hanna Balieiro (diretora presidente do Instituto Mapinguari), Ismael Silveira (Professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia – ISC/UFBA), Leonildes Salazar (coordenadora de projeto em consultoria para a Amazônia Urbana no Instituto Clima e Sociedade) e Micael Valentim (oceanógrafa, especialista em gestão de cidades e sustentabilidade).

Segundo a programação do evento, o Painel tem por objetivo refletir, a partir de olhares interseccionais, sobre dinâmicas e desafios das cidades da Amazônia Brasileira em tempos de mudanças climáticas. Que efeitos e fatores de risco colocam à prova a coexistência entre cidade e floresta? Como as desigualdades socioeconômicas intensificam as vulnerabilizações de populações urbanas na Amazônia? Que tipos de problemas sistêmicos, como em saúde, estão evidenciados nos espaços urbanos amazônidas? Como a cultura e a arte popular são formas de resistência em defesa do bioma?

Sobre a Conferência

Com a primeira edição realizada em 2019, na cidade do Recife, a CBMC é um encontro que reúne organizações não governamentais, movimentos sociais, povos tradicionais, governos, comunidade científica e os setores público e privado.

O evento promove diálogos para a formulação e monitoramento de compromissos que influenciam o clima e propõe saídas para a implementação da NDC brasileira, maiores ambições na pauta climática e de adaptação as mudanças ambientais.

O encontro é apartidário, de organização coletiva e tem como base a NDC Brasileira, o Acordo de Paris e a Agenda 2030.